PARABÉNS PELOS SEUS 40 ANOS DE EMANCIPAÇÃO AÇAILÂNDIA

 

SUA HISTÓRIA POLÍTICA SE INICIA COM O SAUDOSO EX-PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK

Sua história política se inicia muito antes de sua emancipação, município marcado por acontecimentos inusitados, teve a presença do saudoso presidente Diamantinense, Juscelino Kubitschek.

Imagem colorida por computação gráfica

A política está na veias dos açailândenses, desde da sua exploração que se iniciou 1958, teve uma bandeira hasteada pelo saudoso presidente Juscelino Kubitschek, como sinal de progresso, as misturas regionais e suas diversidades culinárias, graças a migração de pessoas de várias regiões do país atrás de oportunidades, encontraram as margens do Riacho Açailândia, o marco de um novo povoado que mais tarde se tornaria um eixo do progresso.

O saudoso engenheiro Bernardo Sayão, responsável por mais um projeto dos tantos criados pelo o então presidente JK, eleito pelo Partido Social Democrático (PSD), realizava de forma acelerada a construção de uma estrada que ligava o norte ao nordeste a outras regiões do pais, fazendo valer seu slogan de campanha “50 anos em 5”, alavancando a economia do país.

 

 

Açailândia surgiu debaixo de brusco desenvolvimento progressista econômico, transformando-se, em um parque industrial, gozava das potencialidades e da força de sua produção agrícola, as famosas roças de arroz, descrito em seu hino, símbolo de força e esperança, descrito em tempos culturais mais favoráveis a sua população.

Um dos municípios mais bem sucedidos em sua localização, prevê que será umas das 20 metrópoles mais bem sucedidas do Brasil, emancipada no ano de 1981, teve como primeiro gestor, um interventor nomeado pelo governo de estado da época, que transformou o município em um canteiro de obras.

Em sua exploração Açailândia foi o ponto de encontro entre o norte, nordeste, e portal de entrada da floresta Amazônica, sua força econômica vem da produtividade de uma terra, graças ao barro vermelho símbolo de fertilidade.

Com o passar dos anos, a cidade se destacou por está entre uma das maiores arrecadação do estado, e assim oscilou por muitos anos, caindo para a quinta arrecadação. Verdadeiramente o município açailândense é diferenciado quando se trata de potencialidades e possui um dos maiores parques aquático natural do estado e uma flora amazonense espetacular.

 Suas potencialidades logísticas, há coloca como a melhor região do norte e nordeste do Brasil, com acessibilidade ferroviário, três portos no raio de 500 quilômetros de distancia, agora um possível aeroporto de cargas, poderá proporcionar uma movimentação de bilhões na economia maranhense, gerando milhares de empregos, caso se conclua o projeto para Açailândia.

 Nesses 40 anos Açailândia, só me resta dizer o quanto você é maravilhosa!

Parabéns a todos os açailândenses, que façamos de nossa cidade, cada dia melhor!

 

Por

                Marcio Morais

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AÇAILÂNDIA SEM PERSPECTIVA POLÍTICA PARA O FUTURO!

EX-PREGOEIRO DA CÂMARA DE VEREADORES DE AÇAILÂNDIA RECEBE HOMENAGEM EM SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

PRIMEIRO ANO DA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO ALUISIO SOUSA