AS INVERSAS DA POLÍTICA

OS 17 VEREADORES ELEITO NAS ELEIÇÕES 2020

 

Açailândia novamente passa por um caos político, a disputa da presidência da câmara municipal está virando uma novela sem final feliz para os açailândenses.

No último dia 15 uma manifestação foi orquestrada pela “população” contra o vereador Ceará, que se tornou presidente depois de uma decisão do Desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho, que analisando os autos, deu parecer favorável as petições feitas no agravo do vereador eleito Marcelo Oliveira. 

Não se sabe se ouve a intervenção dos vereadores da chapa 1 para manifestação que fechou a BR 010, o ato não foi feito na câmara Municipal de Açailândia mais na área de estacionamento privativo dos parlamentares.


 

O protesto foi denominado hashtag FORA CEARÁ, segundo comentários, teria dedos de adversários políticos, já que os cartazes não apontavam crimes praticados pelo vereador reeleito. Bloquear a BR-010 impedindo o curso normal do trafego em horário de pico acabou gerando um engarrafamento de mais de 10 km e aglomeração de pessoas, desrespeitando as medidas de distanciamento da OMS – organização Mundial de Saúde.

 

A juíza da 2ª vara da família da comarca de Açailândia GLÉCIA PEREIRA MONTEIRO, concedeu no dia 18 de dezembro tutela de urgência determinando a suspensão de eventos que gerasse aglomeração que ultrapassasse 150 pessoas no município de Açailândia de qualquer natureza punido os organizadores em multa pessoal no valor de R$ 10.000,00 (Dez mil reais), neste caso podendo haver punições caso seja identificado os organizadores. 

O ato reuniu pouco mais de 1.000 pessoas segundo populares, o número se deu devido o fechamento da rodovia Belém Brasília, atraindo curiosos e colocando em risco a população em meio ao novo pico da pandemia da Covid-19. 

Contra Ponto

Debates & Opiniões

 

- MANIFESTAÇÃO

A Manifestação parece ter sido organizada por adversários, devido o uso de cartolinas e caligrafia e cores semelhantes, dando a entender a unidade dos manifestantes coincidentemente estranho, não?

Comenta-se, que ouve convocação explicita nas redes sócias por parlamentares.  

 

 

- BANNERS NAS REDES SÓCIAS

O convite divulgado nas redes sócias de manifestação teve o compartilhamento amplamente divulgado com banners altamente profissionais de nível de influência digital. O ato já era anunciado antes da decisão do desembargador Luiz Gonzaga.

- RENOVAÇÃO

As últimas eleições elegeram 12 novos parlamentares com o discurso de renovação, porém, tem custado caro a Açailândia já que a única coisa que parece interessar é a presidência da câmara.

- A MAIORIA SEMPRE PREVALECE!

A chapa 1 que foi eleita em tempestividade com regimento interno e lei orgânica, poderia ter se unido para engessar a administração da câmara impedindo os excessos e mudando as leis que fragmentam os recursos recebido daquela casa, o que parece não interessar.

- PERDA DE MANDATO

Diante do imbróglio judicial da eleição da mesa diretora a perda de mandato é adiável devido os prazos de tutela e decisões jurídicas que dá vigência a um novo prazo, já que a lei regimental dá prazo de 15 dias em condições normais na sessão de posse dos eleitos e não em divergências judiciais, havendo paralisação de prazo a contar do início da ação impetrada, retomando o prazo após decisão.

- BOATOS & ZUNZUNZUM

Comenta-se, que a poucos dias o vereador Ceará mais 7 parlamentares procuraram a mesa diretora supostamente eleita (CHAPA 1) e tomaram posse obedecendo as exigências do regimento, oferecendo também dá posse aos 9 vereadores eleito, que rejeitaram a proposta do parlamentar. Se o ato foi registrado os parlamentares poderão perder o mandato conforme o artigo 88 da lei regimentar.

- DESESPERO LEGISLATIVO

Nota-se que Açailândia elegeu uma cúpula que não conhece as leis municipais e o regimento e nem interessa a conhecê-lo. O vereador Ceará deve está em algum lugar sorrindo sabendo que não haverá posse suplementares. Já que o regimento prevê em seu artigo 5º em seu paragrafo 5º. que havendo justificativas os prazos são reconsiderados.


- MASSA DE MANOBRA

A senhora Regina secretária do vereador Ceará esteve na manifestação e não se sabe que assunto a mesma queria tratar já que foi impedida, o que parece uma ação orquestrada na intenção de causa imbróglio jurídico contra o vereador Ceará. Vemos no vídeo acima as agressões morais contra a senhora Regina que foi protegida para que o pior não acontecer-se, mostrando que assim como na posse do dia 1º de janeiro a única coisa que não interessava era o dialogo.           

- PROVIDENCIAS & INVESTIGAÇÃO

Nesse momento o que precisa ser feito pelas instituições constituídas é uma investigação, se ouve contra o vereador Ceará convocação da parte de seus adversários políticos, caracterizando quebra de decoro parlamentar, havendo punições que poderá culminar na suspensão ou cassação do mandato dos envolvidos conforme as sanções do artigo 15º, do regimento interno da câmara municipal de Açailândia. 

- POR UM FIO!

As más línguas, comentam, que tudo isso está acontecendo porque o próximo presidente da câmara municipal de Açailândia poderá assumir a prefeitura municipal por 90 dias, diante do imbróglio jurídico que vem enfrentando a chapa vencedora das últimas eleições.

 - AVISTA NOVAS ELEIÇÕES!

Se houver a anulação do resultado das últimas eleições uma nova eleição suplementar será convocada conforme artigo 224 do código eleitoral em um prazo de 20 a 40 dias.

- MOMENTO POLÍTICO

Diante dos analistas de plantão a disputa que está acontecendo no município pela presidência da câmara municipal está sendo motivada pelas especulações em torno da casa amarela e do prefeito eleito, ataques direcionados a gestão nesse momento é para enfraquece-lo diante da opinião pública.

 A eleição da mesa diretora da câmara municipal de Açailândia está longe de dá um ponto final! 

Aguardamos cenas dos próximos capítulos!

Caso os especuladores de plantão estejam certos, Açailândia caminha mais uma vez para o atraso político.

 

Se há verdades ou mentiras só o tempo dirá!

 

Por

Marcio Morais 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AÇAILÂNDIA SEM PERSPECTIVA POLÍTICA PARA O FUTURO!

EX-PREGOEIRO DA CÂMARA DE VEREADORES DE AÇAILÂNDIA RECEBE HOMENAGEM EM SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

PRIMEIRO ANO DA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO ALUISIO SOUSA