PROGRESSO VOLTANDO AÇAILÂNDIA

 


Açailândia está voltando aos primórdios de sua história de polo industrial, sempre foi um pátio potencial para instalação de empresas, isso se dá pela boa localização territorial que o município possui.

O município que é uma das cidades com maior numero de rebanhos bovinos do estado, está crescendo no plantio de grãos, floresta de eucaliptos e agora está retornando com uma das suas maiores potencialidades que lhe denominou “Cidade do Ferro” depois do ciclo da madeira, que em 1981 deu ao povoado Açailândia o maior pátio de indústrias madeireiro da Região Tocantina.

A implantação do polo siderúrgico no parque industrial do Pequiá, se tornou o maior setor de geração de renda empregando pais de famílias e atraindo profissionais de todo pais. Sua instalação se iniciou no ano de 1988, se instalaram em Açailândia, Viena Siderúrgica do Maranhão S/A e Companhia Vale do Pindaré S/A. No ano de 1993 mais duas empresas siderúrgicas se instalam no município, Gusa Nordeste S/A, Ferro Gusa do Maranhão Ltda (Fergumar) empresa que provavelmente retornará as atividades no município.     

Quando um gestor público mostra preocupação pelo seu município, por mais que problemas não sejam resolvidos de forma instantânea, mais gera especulações positivas, oportunidade para novos investidores.

Temos em Açailândia Faculdades que oferecem atualmente cursos de medicina, direito, administração, agronegócio, psicologia e etc; Ações como valorização da cultura, ampla divulgação de áreas recreativas pode atrair empreendedores dos mais diversos ramos de atividade comercial, também são importantes para que os novos munícipes ofereçam aos profissionais que se deslocam de suas cidades de origem para o interior, recreação aos seus colaboradores e uma boa educação aos filhos.

Açailândia perde muitos empresários para sua vizinha Imperatriz, que oferece preços mais justos, opções recreativas e um mercado mais competitivo. Em 2022, será um ano de muitas alegrias para Açailândia, se todas as perspectivas econômicas se tornarem realidade, os açailândenses voltaram a sorrir, o futuro que se espera com a construção da ferrovia que ligara direto a Alcântara, poderá também atrair mais empreendedores aos dois municípios.

Açailândia se tornará um corredor comercial logístico, atraindo centrais de distribuição para se instalar. E um aero porto de cargas.

Esse momento esperado necessitará de maturidade dos políticos em exercício para não causar boa impressão, como as que tem acontecido, que haja um tempo de maturidade e coerência no legislativo municipal.

 

Por

Márcio Morais

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AÇAILÂNDIA SEM PERSPECTIVA POLÍTICA PARA O FUTURO!

EX-PREGOEIRO DA CÂMARA DE VEREADORES DE AÇAILÂNDIA RECEBE HOMENAGEM EM SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

PRIMEIRO ANO DA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO ALUISIO SOUSA