DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO ESTADO DO MARANHÃO – DETRAN-MA, DIFICULTA ACESSO AO SITE APÓS ATUALIZAÇÕES DO SISTEMA

Nova plataforma do site DETRAN/MA

O departamento de trânsito do estado do Maranhão – DETRAN/MA, atualizou sua pagina na internet com um novo layout, depois das novas atualizações da pagina, a mesma passa mais tempo fora do ar do que em atividade. Os internautas que regularmente usam para emitir taxas, multas e consultas de veículos para checar as irregularidades caso haja, já não ver a mesma praticidade de antes.

Na consulta de existência de débitos o site leva o internauta para uma fila que leva em tono de trinta minutos a uma hora e meia de espera e ainda sofrem oscilações do sistema que mais falha no fim de sua pesquisa do que acesso ao bancos de dados.

Diante dos problemas enxergados pelos usuários o DETRAN/MA, com a nova plataforma está dando dor de cabeça para lojistas, que necessita consultar irregularidades de veículos para fins comerciais e a frotistas que precisam manter seus veículos em dia para livre circulação, que as vezes opta pelo pagamento de três cotas (PARCELAMENTO).


Na maioria das consultas em espera termina com pedido de reenvio de formulário que enviado inicia em uma fila de espera maior, não tendo como certo a conclusão do atendimento no site.


O estado do Maranhão possui uma frota de 1,9 milhões de veículos em 2021 aproximadamente. A pagina do DETRAN/MA na internet está proporcionando o atraso de pagamentos das primeiras cotas iniciadas no mês de fevereiro, comprometendo a arrecadação, gerando multas e juros por atraso, que deveriam ser suspensas em tempos de pandemia, situação não enxergada pelo governador Flavio Dino já que muitos setores do comercio estão atravessando problemas finaceiros.

Em Açailândia o 11º CIRETRAN atende 7 municípios; São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro D'água Branca, Itinga do Maranhão, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu. um total de 41.665 veículos. Além da sua frota local que é de 45.295 um total de 86.960 veículos.

Com as mudanças atuais, os atendimentos são agendados através do site do DETRAN/MA, tanto para atendimento normais como para aqueles que contratam os profissionais de despachos de documentos veicular os conhecido despachantes.

O DETRAN/MA, reduziu a quantidade de pessoas a serem atendidas diariamente, tanto usuários normais como despachantes que possuem uma demanda maior, devido o novo coronavírus, medidas restritivas foram implantadas para que o órgão voltasse a atender em 2020, para evitar a proliferação COVID-19.

O agendamento é uma forma de controlar a aglomeração de pessoas na unidade, diminuído o número de atendimentos e os riscos de contaminação de usuários que ao procurarem por tais serviços corre o risco de serem infectados e transmissores do vírus.

Com as medidas, o aumento na espera do atendimento, chega a quase 20 dias de fila se tratando de Açailândia, gerando desaprovação dos serviços prestados pelos colaboradores do serviço público.

Açailândia possui 10 estabelecimentos comerciais de revendas de veículos novos e usados que faz a triagem dos veículos vendidos e transferidos antes dos 30 dias, o que nesse momento é impossível acontecer devido a longa fila de atendimento agendada. Essa lojas negociam de 15 há 20 veículos mês, cada.

O atendimento geral que é destinado a duvidas, pendências, retirada de taxas, infrações de transito e outros serviços está com data disponível somente para o Mês de março, esse atendimento destinado a usuários normais. 


 

O 11º CIRETRAN de Açailândia estar vazio, diariamente, havendo a necessidade de aumentar o numero de agendamentos disponíveis.

   

Foto: José Felix Jr., Larissa Abdala, Dep. José A. Cavalcante.

          O atual diretor do CIRETRAN de Açailândia e o jovem contador José Felix Jr., indicado pelo deputado estadual pastor José Alves Cavalcante. O diretor está a frente da unidade desde de agosto de 2019, no qual a população avaliará a eficácia dos trabalhos prestados a comunidade.

O 11º CIRETRAN de Açailândia em 2020 foi alvo de criticas nas redes sociais por usuários normais, porém, não ouve queda na arrecadação na unidade, inclusive ouve um significativo aumento e cadastramento de novos veículos, que em um ano de crise teve um crescimento em sua frota de duas mil unidade, chegando aproximadamente a 50 mil veículos, mais de cinco unidade ingressada ao dia em Açailândia. Vale lembra que 25% do IPVA pago, retorna para cidade do qual o veículo é registrado.

O diretor do 11º CIRETRAN, estar implantado o novo sistema de vistorias, que fará avaliação através de um sistema digital que julgará se os veículos vistoriados estão adequados as exigências ou não, impossibilitando quaisquer interferência, seremos a primeira unidade no estado a implantar o novo sistema que deverá está funcionando até o fim do mês de fevereiro. Em 2020 o mesmo também cogitou a mudança de endereço do 11º CIRETRAN de Açailândia, que diante das criticas e da pandemia do novo coronavírus não teve êxito.

Também aconteceu na ultima sexta-feira (19) a troca do comando da direção geral do Departamento de Transito do Estado do Maranhão DETRAN/MA, Francisco Nagib ex-prefeito de Codó-MA, assume no lugar de Larissa Abdala.

 

Por;

Marcio Morais              

  

      

             

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AÇAILÂNDIA SEM PERSPECTIVA POLÍTICA PARA O FUTURO!

EX-PREGOEIRO DA CÂMARA DE VEREADORES DE AÇAILÂNDIA RECEBE HOMENAGEM EM SÃO FRANCISCO DO BREJÃO

PRIMEIRO ANO DA ADMINISTRAÇÃO DO PREFEITO ALUISIO SOUSA